UMM Seleto

No início de 2020, completou-se a busca de profissionais e voluntários que articulassem bem entre si as especialidades necessárias para restauro e conservação de UMMs desta coleção.

O que há de mais relevante a contar sobre este UMM com pouco histórico do uso anterior, é que foi a partir deste carro que se estabeleceram as práticas de trabalho colaborativo que passaram a dinamizar a coleção de Lendários, designadamente entre:

– quem estuda os modelos, projeta e patrocina os restauros, regista e divulga os resultados;

– quem busca e adquire peças;

– quem desmonta a viatura e a volta a montar;

– quem repara chapa;

– quem pinta;

– quem estofa e forra;

– quem revê e instala a parte elétrica;

– quem repara mecanicamente e pilota nos ensaios finais;

– quem limpa e reaviva esteticamente;

– quem fotografa.

Já com uma nítida perceção da recetividade a UMMs restaurados com carroçaria verde brilhante e interiores como novos, avançou-se para este projeto.

Com a ambição de garantir um custo final abaixo de um limiar psicológico que desmotivava então muitos apreciadores dos UMM Alter II, experimentou-se trabalhar com orçamento muito controlado. As limitações de custo e as exigências de qualidade funcional limitaram as opções, tendo resultado daí um UMM como novo, mas mais sóbrio e menos luminoso que o habitualmente conseguido.

Facto é que o aspeto seleto deste UMM suscitou mais interessados de perfil conservador que os esperados. Consequentemente, saiu rapidamente da coleção, para uso privado de pouca intensidade.