UMM Camel

Antecedentes deste UMM

Esta viatura faz lembrar um UMM amarelo torrado da publicidade da marca da época de lançamento, fotografado à beira da praia do Guincho e do Farol do Cabo Raso, como símbolos da evasão ao ar livre!

Ao longo da vida, foi um veículo profissional do lazer, transportando turistas em passeios dentro e fora de estrada.

Talvez por isso, antes de chegar a esta coleção, tenha sido restaurado com uma pintura mate da cor Yellow Sand Glow (do Camel Trophy) e revestimentos dos pavimentos e das portas em chapa de alumínio anti-derrapante, fácil de limpar e difícil de estragar. O tecido original dos bancos estava irrepreensivelmente preservado, por baixo de umas forras impermeáveis manufaturadas especificamente para o efeito, com caraterísticas idênticas às fabricadas em série para proteger os bancos dos Land Rover. Estava apetrechado para uso profissional de turismo, com tudo pensado para ser prático e resistente: corte de corrente com chave oculta sob o tablier; termómetro de motor; snorkel; ventoinha extratora para arrefecimento do radiador acionada por termostato; capota de lona militar; cintos em todos os lugares; pneus mistos.

Vida deste UMM na coleção

Embora o UMM tivesse chegado muito desvitalizado, foi renovado e aprontado para voltar à ação! Quem o usou antes de vir para a coleção, nem queria acreditar, quando soube como o UMM voltou a andar bem e bonito, esgotando apenas à velocidade de 145 km/h.

Foi frequentemente usado para demonstrações fora de estrada aos visitantes, até ter sido adotado para uso privado, por uma família de apreciadores de clássicos.