UMM da Universidade de Évora

Antecedentes deste UMM

Este é um daqueles UMM mais difíceis de encontrar, porque só deverão existir 7 ou 8 de cerca de uma dúzia de exemplares fabricados para o mercado nacional.

No fim da produção da série limitada UMM Alter Station Wagon (com 5 portas e 9 lugares), saiu de fábrica um único exemplar turbinado (B13G1L-B), para a Universidade de Évora – conforme comprovativos documentais disponíveis.

Desde sempre ao cuidado do responsável pela frota da Universidade de Évora, este UMM do Departamento de Biologia Marinha serviu no Pólo de Sines, para atividade letiva e científica sobre a fauna e flora marinhas, para os cursos de mergulho e para retirar do mar as embarcações da Universidade. Em 2004, o UMM foi para Évora servir de transporte aos carpinteiros da Universidade.

Foi posteriormente abatido da frota da Universidade, por estar sem condições para circular.

Não se rendendo ao fim de vida deste exemplar da mais rara série UMM, o responsável de frota da Universidade adquiriu-o em 2016, e recuperou-o completamente ao longo de 2 anos, com empenho só comparável ao da criação de um filho. Homologou as películas obscurecidas e 5 medidas de rodas. Além dos quatro pneus em uso, dotou a viatura com dois suplentes novos – um em garagem. Investiu em dar mais vida à viatura, com opções animadas de cor e som.

A vida deste UMM na Coleção

Em 2019, a conservação desta raridade passou para a coleção de Lendários UMM, onde tem sido preservado em garagem, bem manutencionado, muito visitado e exercitado.

Os factos de:

– ser o UMM mais caro do mercado, nessa altura;

– estar numa zona afastada da maioria dos potenciais interessados;

– o interesse em comprar ter sido manifestado por todos os canais de comunicação disponíveis, logo às primeiras horas após anunciado;

– o ensaio local ter sido feito um ou dois dias após o anúncio e antes do fim-de-semana seguinte (em que havia maior disponibilidade dos interessados);

– não se ter negociado preço e se ter pago imediatamente um valor para reserva que fosse suficientemente dissuasor da quebra de contrato oral de compra e venda;

terão sido determinantes para conseguir um UMM de sonho para qualquer aficionado.

Tem sido apreciado por aficionados de todas as geografias, que leem sobre ele na imprensa especializada, ou que o visitam para nele experimentarem a sensação de conduzir um UMM em grande, ou de ser conduzidos num UMM com muitos acompanhantes.

Participou no aniversário de 2021 do Clube UMM, percorrendo 300 km num dia, dentro e fora de estrada, superando mesmo os percursos de maior dificuldade!

Autoria de Moutinho – GARAGE Bricolage.